sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Chuva de meteoros



Kieran Doherty/ReutersKieran Doherty/Reuters

A chuva de meteoros Perseidas brilhou nos céus do mundo nesta sexta-feira (13), de forma mais intensa nos países que ofereceram melhores condições de observação.

Na Inglaterra, na Áustria, na Espanha, na Macedônia, no México e nos Estados Unidos a chuva das Perseidas foi vista em diferentes pontos. A previsão dos astrônomos era de que o fenômeno seria observado com mais facilidade no hemisfério Norte.

As condições climáticas favoráveis nestes países também possibilitaram a visualização a olho nu, sem a necessidade de binóculos ou lunetas.
A chuva acontece a cada 133 anos, quando rastros do cometa Swift-Tuttle são vistos da Terra. As partículas de poeira chamam a atenção à medida que cortam os céus.


Para muitos brasileiros, no entanto, a sensação foi de frustração. Apesar da expectativa de que as Perseidas pudessem ser vistas também com facilidade, pouco ou quase nada foi observado. Em geral, a condição climática, a poluição dos grandes centros e o posicionamento do fenômeno muito próximo ao horizonte dificultaram a visualização.
A rede social Twitter serviu para os brasileiros das regiões Norte a Sul compartilharem suas experiências. Em geral, os depoimentos eram de lamentação pelo fato de poucos terem visto a chuva de meteoros.
Entenda o que são as Perseidas
O fenômeno é uma chuva de meteoros que leva esse nome pelo chamado radiante (o ponto de onde todos os meteoros parecem estar caindo) estar na constelação de Perseus. Neste ano, a expectativa é grande para esse evento porque a Lua está em fase nova, o que diminui as chances de o satélite natural da Terra ofuscar a vista. As partículas que causam essa chuva foram deixadas há muito tempo pelo cometa Swift-Tuttle. Outras três chuvas de meteoros poderão ser vistas de diversas partes do mundo em 2010.


As Oriónidas, em outubro, e as Leónidas, em novembro, são mais fáceis de serem vistas do Brasil. O ciclo do fenômeno se encerra em dezembro, com as Gemínidas.


Fonte:R7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É um prazer ter seu comentário.