sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Energia na maré.

Marine Current Turbines




A empresa Marine Current Turbines localizada em Bristol, Reino Unido, pretende instalar o maior projeto de aproveitamento de energia de corrente marítima até o final do ano. Serão duas turbinas submersas em Strangford Lough (google maps), na costa nordeste da Irlanda. Espera-se gerar uma potência de 1.2 megawatts de energia, o suficiente para abastecer até 1.000 casas.
Cada lâmina pussui de 15 a 20 metros transversalmente e é montada sob um pilar central de 3 metros de largura. A força das marés é capaz de girar as lâminas a uma velocidade média de 10 a 20 rotações por minuto. Um dia desses estava conversando com o amigo Dilnei sobre esse tipo de aproveitamento de energia através do mar e ele me questionou que se aplicadas talvez pudessem prejudicar as próprias praias e até as ondas para os surfistas. Segundo as informações divulgadas, essa velocidade de rotação é bastante baixa e não afetaria a vida marinha ou regiões costeiras.
O projeto é considerado experimental e se obtiver sucesso pretende-se instalar fazendas de energia marítima com 10 a 20 pares de turbinas. Resta-nos esperar os resultados a fim de atestar esta pode ser uma boa opção para geração de energia limpa.


fonte: Good Clean Tech
Marine Current Turbines
Aproveitamento energia de corrente marítima, maré
fonte retirada: rodrigobarba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É um prazer ter seu comentário.